30 março 2008

tirocínio_biográfico

Durante a nossa vida é interessante como a gente sempre aprende alguma coisa, e essa constatação se realça com datas especiais, sejam elas aniversários, mortes, natais, páscoa, enfim. A gente aprende que há momentos da vida em que precisamos ser psicodélicos, e que sim... esses momentos passam. Aprendemos a falar, a andar, amar. Aprendemos que amores acabam, sim, aprendemos, não entendemos.

Eu, por exemplo, aprendi que nem sempre o tamanho da televisão é inversamente proporcional à união de uma família. Bem, aprendemos também que nem sempre é possível se aprender algo, e que as pessoas morrem, ou melhor, aprendemos que nós morremos, alguns talvez só aprendam isso na prática, mas certamente aprendem.

Aprendemos a confiar nas pessoas, e desconfiar também, a gente aprende que a loucura é bem mais normal do que se imagina, aprendemos a ser loucos, a mentir, a esconder-mos por detrás de máscaras de segurança, a nos esconder dos crimes, da violência, aprendemos a trair, a irritar, a brigar. Aprendemos a discutir, aprendemos também que nem tudo na vida é tão ruim assim.

Aprendemos que epifanias de verdade são difíceis de acontecer, e que existem pessoas boas. Aprendemos que amor-próprio também é saber a hora de mudar para melhor e que na prática nem tudo pode melhorar.

Aprendemos que o mundo é lindo, mas fede, e que o aborto não é só um controlador de natalidades. A gente aprende que o tempo só corre quando a gente deixa... E que realmente têm coisas que só foram feitas pra nos irritar. Aprendemos que se alguns políticos não prestam, os outros são piores ainda.

A gente aprende que a Lei da Atração funciona realmente (pelo menos eu aprendi) e que mesmo assim não é o grande segredo da humanidade. Aprendemos que as coisas que não funcionam são pra gente sempre tentar e nunca conseguir. Aprendemos também que o nosso carro sempre acha uma vaga depois de procurar um pouco.

A gente, infelizmente, aprende que a Lei de Murphy é real e que nem sempre o pior computador é o nosso. A gente aprende que no fim da festa o álcool já não é assim tão divertido, tão pouco excitante.

A gente aprende que utopias existem, e que são tristes. Aprendemos que a vida é difícil, que para muitos é sofrida, mas para os que aprendem a enxergar ela é sempre bela. A gente com o tempo aprende que a vida não é injusta, ela é proporcional, equivalente.

Aprendemos que os bons presentes são os simples e que o coração não passa de um órgão, de músculos... Aprendemos que o escuro é nobre e que a pureza pode estar bem ai na sua genitália.

Eu aprendi que heróis existem e que eles morrem, como eu. Aprendi que o azar é só um contratempo e que os sonhos são pra gente não chorar.

Por isso eu digo: o mundo é lindo! E o céu não é azul para sempre (isso se você não aprendeu até hoje, um dia certamente vai aprender), confie em Deus, mas tranque bem a porta da sua casa, porque a vida, como eu disse, não é injusta, ela é proporcional.

a_flor,_a_rosa_

Menina morena, bacana sem moca
É de rose, de valsa, é de cor, é de rosa
Uma verdade sentida, coisa que não se incomoda
Desce a ladeira, é bonita, sobe de tarde, é formosa

É a donzela divina, de tom efervescente
É uma linda menina, ela é uma mulher valente
Daquela moça que se têm sempre em mente
É hispânica... Estonteantemente "calhente"

Numa supremacia de gestos
Ou na calmaria que se esqueça
Ela vem, passos firmes
Sereia, serena com suas negras madeixas

São seus traços latinos, atinados em cheio
Procuram mover-se pelo caminho
Sem atritar-se com nenhum espelho

Na ladeira ela desce, é mistério
É o vento. Ela é doce, ela é flor
É a rosa do meu pensamento